sábado, 29 de setembro de 2007

Biltre, Meditabundo...Shopping Center parece mais fácil


A língua portuguesa é uma das mais belas. A última flor do Lácio possui aproximadamente quinhentos mil vocábulos, palavras que não acabam mais, porém a maioria da população brasileira não passa perto de usar nem um milésimo dessa quantidade por dia.

È fato que o cabedal vocabular do brasileiro é fraco, leituras parcas, modelo educacional estrambótico, preocupação nenhuma em se ensinar a gramática com correção, concentrando, assim, as atenções na mensagem.Se a mensagem for entendida, tudo bem, não importa se o cidadão disse "nós vai" ou "nós vamos", o importante é o receptor entendê-lo, e assim cultua-se o inadequado.

Pergunte a um brasileiro qualquer na rua quem foi Rubem Braga, ou Fernando Sabino, certamente a maioria não saberá responder, agora, pergunte quem é Mr. Catra, pode esperar, uma grande quantidade responderá corretamente, retratos de um país, o qual a quantidade de livros lidos é de um por pessoa.

Porém o que mais espanta é que em toda esquina se ouve:
"Vamos ao shopping center?" ou "Quando chegar em casa te deixo um scrap com o link do site".Aqui no Brasil se fazem "work shops" que têm o "coffe break", lamentável, agora, chame o mesmo de biltre ou meditabundo, ele dirá: "Fala português", pois é, o problema é que biltre e meditabundo palavras da boa e clara língua portuguesa.

Não sou contrário a todos os tipos de estrangeirismos, quando a tradução para a nossa língua mãe ainda não existe é conveniente que se use o vocábulo na sua língua original, enriquecendo assim a nossa, porém quando já existe, é inexplicável o uso do estrangeirismo.

Existe já, uma lei que proibe o uso de termos estrangeiros no Brasil se existir um equivalente em português, porém o fato é que a língua estrangeira parece ao povo mais chique, melhor, mais fácil.

Pobre língua portuguesa, está sendo assassinada a cada dia pelos seus filhos, até quando seremos biltres e passaremos a ser meditabundos, deixando de ir ao shopping center? espero que rápido.

5 comentários:

Pelathar disse...

É clara a fonte de todo o mal. É a gema. O carioca da gema. Microcosmo sociológico e humano de um Brasil doutrinado para o biltre.

nuby disse...

Amoreeeeeeeeeeeeeee concordo plenamente cntg.
A populacao hj em dia da mais valor a um baile do ke a um bom livro. Temos de saber a dosagem de tudo na vida, pois assim poderemos
aproveitar d tudo um pouco!O povo no minimo hoje teria ke ser mais ladino... tu
disse algo ke eu tb defendo mtu, pra ke o uso abusivo do estrangerismo no nosso pais? Temos nosso proprio idioma, pra ke "importar" ou pespegar o dos outros.. e isso vale nao só pelas palavras, pra varios tipos de coisa q damos valor so por nao ser nacional!
Povu vai ler um livro e sai da net.. eu por exemplo.. mais eu to lenu AHUhauHAUha xi doluu amei seu blog bjux!

Aconteceu disse...

Jean, adorei seu blog! De verdade! Fiquei até envergonhada com o que respondi quando me perguntou quem era Rubem Braga. Mas não quero ser mais uma pessoa nas "estatísticas da ignorância". Então, vou tentar melhorar minha resposta. Seria Rubem Braga um dos maiores cronistas brasileiros que decidiu estudar depois de uma revolta por ser chamado de burro pelo professor de Matemática? E fique sabendo que o mais breve possível, vou procurar um de seus livros!
Olha, pelo que eu estou vendo seu blog será de grande utilidade para mim e acredito que para muitas pessoas também. É como uma forma de compartilhar conhecimentos com pessoas interessadas!
Fiz o possível para não escrever errado. Mas sabe como é essa mania de msn?! Eu tenho que dar um jeito de acabar com isso!
Talvez você não queira tornar esse blog um lugar para mensagens pessoais, mas não posso deixar um comentário sem dizer algumas coisas. Gosto muito de conversar com você porque é algo que sempre me traz um fruto bom. Você é um amigo muito importante. Parabéns pelo blog.
Um beijo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

esse "post" (detalhe pras aspas, ja que nao sei como escrever em italico aqui!) é um resumo de todo o debate de ontem com o frança!