segunda-feira, 9 de março de 2009

Perto do Fim

O mundo vive um péssimo momento no tocante ao pensamento, é notória a falta de conhecimento sobre diversos assuntos, porém os palpiteiros insistem em falar com uma propriedade que aparenta total domínio dos assuntos.

Lendo o jornal O Globo de sábado voltei a perceber o que disse acima. Na parte do jornal destinada à carta do leitor uma sucessão de críticas à posição do bispo D. José Cardoso Sobrinho de comunicar a excomunhão dos envolvidos no aborto a que foi submetida uma garota de nove anos na última semana, inúmeras cartas falando uma quantidade enorme de besteiras do tipo, "Deus me salve dessa Igreja" ou "Como médico me considero também excomungado", porém ainda há pessoas sensatas que defenderam com veemência a posição do bispo, que aliás só fez, foi anunciar algo que é definido pelo Direito Canônico, abortar implica em excomunhão automática.

Criticar o bispo, só se for por erro de "marketing" fora isso, não faz sentido algum. Criticar o Direito Canônico, aí sim, pode fazer até algum sentido, o problema é que poucas pessoas têm conhecimento necessário para fazer críticas a algo tão bem fundamentado, e elas, para nenhuma surpresa, não o criticam, já os apedeutas no assunto insistem em falar bobagens, inclusive o Apedeuta, parafraseando Reinaldo Azevedo.
'
Saindo da questão do aborto, indo para a educação. Nunca se viu tanto desinteresse, tanto descaso com o saber. Falta amor. Instituições de ensino servem, nos dias de hoje, apenas para produzir diplomas, e não para produzir conhecimento, como deveria ser, de fato, a função delas.
'
Hoje tenta-se duas "coisas" nas universidades. Promover elevação social através de diplomas, fazendo assim do conhecimento um meio, apenas, para se ter uma "vida boa" ou pelo menos tentar tê-la. A segunda "coisa" é promover uma ""educação"" padronizada, baseada em conceitos pré-determinados que beneficiam a uma ala política soberana no país, gerando assim um exército de aliados e alienados, o que pode levar a graves conseqüências.
'
No âmbito cultural, o problema também é grave. Inicia-se com a história de "educação para todos". Muito bem, partindo dessa premissa, se a educação é para todos, ela será para todos em todos os níveis, desde a creche até o Ensino Superior, com isso, terá de se "produzir" algo para essas pessoas consumirem, correndo o risco de que passem a vida toda consumindo elementos da subcultura, sem chegar à alta cultura, e se olharmos, é justamente isso que vem acontecendo.
Elementos da subcultura tomam conta da música, da educação superior, entre outros, produzindo, assim, cada vez menos, algo que venha a contribuir para o avanço no pensamento da sociedade.
'
É assustador o nível em que chegamos, um progressismo exagerado, insensato, deixando de lado princípios básicos Cristãos, como o conceito de família, a ética, e a preservação de vidas, matar passou a ser comum, a humildade se perdeu, visto que quando não se sabe sobre algo insistem em opinar, ao invés de se recolherem à ignorância, até porque, é praticamente impossível não ser ignorante, pelo menos sobre alguma coisa todos nós não temos conhecimentos. E por aí vai. Para terminar, recorro a duas frases, lógico, guardadas as suas proporções, uma é de G.K.Chesterton em "Ortodoxia", "O cristianismo, mesmo diluído, é forte o suficiente para reduzir toda a cultura moderna a trapos." Deus queira que seja mesmo, e acredito que realmente é, e espero ansiosamente pelo dia em que a cultura moderna será reduziada a trapos, mas quando acontecerá? Cito então outra frase, esta falada por algum personagem, sinceramente não me lembro qual, no filme do Batman, " A noite é mais escura quando está para amanhecer." Espero que o personagem tenha razão, porque parece que estamos no máximo da escuridão, e ainda dizem que Idade das Trevas foi a Idade Média.

5 comentários:

Unknown disse...

"O mundo vive um péssimo momento no tocante ao pensamento, é notória a falta de conhecimento sobre diversos assuntos, porém os palpiteiros insistem em falar com uma propriedade que aparenta total domínio dos assuntos." Melhor coisa que você já escreveu aqui! Hoje em dia é grande a quantidade de informações que estão disponíveis e os meios de se chegar até elas estão mais facilitados, mas são poucos que desfrutam delas. Muitas vezes eu escuto falar que "quem faz a escola é o aluno", e se for parar pra pensar é verdade, já que está tudo a nossa disposição, basta que a gente corra atrás desse conhecimento que não é facilmente adquirido, devido ao empenho que é necessário para tal. Infelizmente as futilidades do mundo, muitas vezes são mais atrativas que uma boa Fonte de Conhecimento!
Vou aproveitar para te dar parabéns por a cada dia se esforçar para ser uma pessoa melhor, que sabe o quão importante é a busca do conhecimento.

Unknown disse...

Com certeza perto do fim Jean. Ótimo seu pronunciamento quanto ao caso do bispo, do jeito que tem muita gente falando, parece até que o bispo acabou de inventar essa história da excomunhão quando na verdade ele só tava anunciando algo que já faz parte dos dogmas da igreja católica. Inclusive, não sei se vc viu, mas em uma universidade pregaram um cartaz dizendo "a igreja é a favor do estupro, mas é contra o aborto", sempre tem um infeliz pra distorcer as coisas né? daqui a pouco tão falando que a igreja tá andando por aí incentivando e apoiando a pratica do estupro.
continue sempre escrevendo aqui Jean! e quando postar não esquece de me avisar!!! beijo

Pinheiro disse...

"Hoje em dia é grande a quantidade de informações que estão disponíveis e os meios de se chegar até elas estão mais facilitados, mas são poucos que desfrutam delas. Muitas vezes eu escuto falar que "quem faz a escola é o aluno", e se for parar pra pensar é verdade, já que está tudo a nossa disposição, basta que a gente corra atrás desse conhecimento que não é facilmente adquirido, devido ao empenho que é necessário para tal"

Foi a melhor coisa que você já escreveu por aqui Clarissa!
COncordo plenamente! Não estou dizendo que é a melhor coisa que você já disse porque eu concordo e sim porque condiz plenamente com a realidade.

Com relação à brincadeira com o nome "Fonte do Conhecimento" espero que tenha sido uma ironia, rs, o nome do blog nasceu em um instante de profunda falta de humildade, to pensando em mudá-lo, mas ainda não encontrei um bom nome, fora isso, seus comentários são muito bons, comente sempre!! Gosto deles apesar de em alguns momentos fazerem contrapontos aos textos. Mas como você já disse, o mundo é feito de idéias contrárias, as suas ao contrário de outras que já apareceram por este blog são de certa forma bem fundamentadas!

Pinheiro disse...

Milena, é bom saber que existem Católicos ainda assim como você.
Não, não vi não, é realmente uma idiotisse! Faço uso das suas palavras, sempre tem um infeliz para distorcer as coisas, uma outra coisa aconteceu também, recentemente mandaram tirar todos os crucifixos das escolas públicas pois o Estado é laico, quer dizer, já laicisaram o Estado, agora querem nos laicisar também! Inaceitável! Voltando ao que você disse de sempre ter alguém para distorcer, o pior é quando jornais, comentaristas e "pensadores" distorcem, o que aconteceu no caso do bispo. "daqui a pouco tão falando que a igreja tá andando por aí incentivando e apoiando a pratica do estupro". Já estão dizendo isso, infelizmente, alguns falsos Cristãos disseram isso no jornal que citei na postagem, uma pena que estamos nesse nível.

Obrigado pelo Elogio! Seus comentários também, como os da Clarissa, são muito bons!!
Pode deixar que sempre te avisarei!!;)
Beijão!

Alessuza Pires disse...

"O mundo vive um péssimo momento no tocante ao pensamento, é notória a falta de conhecimento sobre diversos assuntos, porém os palpiteiros insistem em falar com uma propriedade que aparenta total domínio dos assuntos." - Concordo em gênero, número e grau! É triste a forma como as pessoas criticam sem se preocupar em compreender, ou mesmo o pensar que compreender implica em concordãncia automática.
Passei um tempo afastada, mas volto a ser leitora do seu blog.
Continue escrevendo! =^.~=
Bjoks de Chocolate