sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

FHC ou Lula? PSDB ou PT? A Esquerda no Poder!




Primeiro texto do ano, por isso antes de começá-lo desejo a todos um Feliz 2009.


Faltam dois anos para terminar o segundo mandato do Presidente da República Federativa do Brasil, o Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, e pesquisas recentes mostram que o Presidente tem algo em torno de 80% de aprovação, algo histórico neste país, logo, ele pode pela primeira vez dizer algo do tipo, "Nunca na história deste país..." e complementar "...um Presidente teve tanta aprovação", prova de que o povo gosta dele.


É consensual na área política, oito anos no poder desgastam qualquer governante, porém parece que no Brasil está se tornando diferente, o interessante é entender o porquê.


Distribuição de renda, algo importante, certo? Certo! Mas como fazê-la? Aí que está, Lula distribui renda fazendo populismo, paga-se imposto em grande quantidade que se transforma em Bolsa isso, Bolsa aquilo, aliciando votos, iniciando um processo de aprovação de governo.


Voltando um pouco no tempo, Fernando Henrique Cardoso, também ficou oito anos no poder, saiu com uma aprovação não louvável, tanto que seu sucessor não foi eleito sob várias críticas de que continuaria com a política adotada por FHC.


Tentando colocar as coisas em seus devidos lugares, muita gente acusa FHC de privatista, direitista, picareta, acusam-no de ter vendido o país aos estrangeiros maus, aos capitalistas selavagens!


E Lula? O que falam dele? Falam que ele diminuiu a desigualdade social, que as "coisas" diminuiram de preços, que ele ajudou os pobres, que ele preza o que é do nosso país!


Vamos aos fatos, muitas pessoas nas eleições presidenciais de 2006 pipocaram, isso mesmo, pipocaram ( no segundo turno) na hora de digitar o 45, e acabaram digitando o 13, está certo que Geraldo Alckmin foi covarde quando não defendeu o que seu partidário fez de 1995 até 2002, mas isso não justifica, aliás, esses que pipocaram, fizeram-no pelos seguintes motivos, relatados por eles mesmos quando perguntei o motivo daquilo: "Votei no Lula porque o Geraldo ia fazer o que o Fernando Henrique fez, vender o país", "Votei no Lula porque o feijão destá mais barato", "Votei no Lula porque ele foi bom para os pobres, o pessoal do PSDB é para a elite", "Votei no Lula porque o pessoal do PSDB é de direita". É, foram essas a justificativas que ouvi.


Vamos em frente, FHC vendeu o país? FHC desaparelhou o Estado brasileiro porque se necessitava cortar gastos, desburocratizar a máquina pública, fortalescer as instituições brasileiras, por isso das privatizações, além do mais, a privatização das telecomunicações, comanda pelo Ex-ministro Sérgio Motta, foi tida como exemplo para o mundo inteiro, hoje você só tem seu celularzinho podendo escolher sua operadora por causa da privatização! Além disso FHC quebrou o monopólio da Petrobrás, possibilitando outras empresas explorarem o mercado petrolífero no Brasil, possibilitando a quem tem carro escolher em posto e de qual bandeira irá colocar o combustível, algo maléfico nisso?


O feijão está mais barato? Sei lá! E mesmo se estiver, são vários os motivos para um produto ter um determinado preço, isso se expressa a partir de situações de mercado, e não se o Presidente é o Luiz, o Fernando ou o Fulaninho. Aliás, só um adendo, o Brasil cresceu nos últimos tempos pois a conjuntura econômica mundial era favorável e além disso o crescimento também é fruto do Plano Real, idealizado e posto em prática pela turma próxima ao então Ministro da Fazenda, FHC.


Lula bom para os pobres, realmente foi! O número de pessoas que subiram da classe baixa para a classe média foi grande, fruto das benécies do Plano Real e também fruto do assistencialismo do governo, o problema é que o assistencialismo é feito com os nossos impostos, e o que é importante, que é saúde pública de qualidade, educação de qualidade, isso não, para isso o imposto não é revertido, evidentemente.


PSDB, direita? Onde leram isso?? Um partido que tira o SUS do papel, um partido que inicia projetos assistencialistas(ligados à educação, mas nem por isso corretos!), um time que seua regulação de mercado, ao sair do poder, em 2002, foi considerada a melhor do mundo! Isso mesmo, a regulação de mercado brasileira ao final do governo FHC foi tida como a mais eficiente, além disso, FHC foi aluno e discípulo de Florestan Fernandes, não preciso dizer mais nada, ou alguém ainda acha o PSDB um partido de direita?


Não estou aqui para indicar voto a ninguém, muito pelo contrário, não estou recomendando não votarem no PT (apesar de eu não votar, só voterei em caso extremo, como por exemplo, PT e PSTU em um segundo turno), mas se votarem, defendam o que acreditam com argumentos decentes e convincentes e não com essas falácias que usam.


Também não recomendo voto ao PSDB ( apesar de votar nele), mas só estou aqui para expor fatos, e os fatos mostram que FHC e o PSDB são imensamente injustiçados pelo povo brasileiro, e digo mais, como disse Reinaldo Azevedo em um de seus textos: " Lula só não transformou o Brasil em uma Venezuela graças a Fernando Henrique Cardoso que fortalesceu as instituições brasileiras", porém digo a vocês, cuidado! As instituições podem se ruir, aí provavelmente a Venezuela será aqui!


Além do mais, para finalizar, digo aos que possuem uma tendência para a esquerda, ainda se faz esquerda decente neste país, e pasmem, quem a faz é o PSDB, assim se quiserem a esquerda no poder, e um país digno, pense bem, tucano é um animal tipicamente brasileiro e dócil!

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bem... Mais um ano e mais uma vez o povo brasileiro, em sua maioria, prova que é completamente alienado dos fatos: uma das maiores taxas de juros do mundo fica aqui, a educação básica deixa muito a desejar e a saude é uma vergonha. Mas tudo bem, afinal, se existem programas assistencialistas pra que se preocupar? É... no final, temos a maior aprovação de um presidente na "história desse país". A receita: "Vamos ajudar os 'companheiros' do Brasil fazendo política de cotas e bolsas disso e daquilo."
Isso ainda vai mudar... Um dia...

Anônimo disse...

Finalmente terminei de ler... nao que o texto merecesse td a enrolaçao, foi porque eu sou assim mesmo.
O texto está ótimo, claro, direto ao ponto... De forma prática você está abrindo os olhos daqueles que se preocupam com a situação do pais... Digo que esse texto é do tipo que não nos mostra todos os fatos mas sim, nos dá uma idéia deles, para que por esforço próprio comecemos a nos informar e pesquisar a realidade de nossa situação.
Me inspira... e me mostra que caminho seguir na busca da verdade para as proximas eleiçoes xD

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Jean, estou gostando dos assuntos do seu blog por serem polêmicos.
Na minha opinião, a questão não é esquerda ou direita, PSDB ou PT. E sim uma questão de ética e princípios do funcionalismo público, acredito que enquanto o ideal de governo presente em nosso país não for substituído pelo de Estado, não ocorrerá grandes mudanças independente de quem se encontrar no poder.

Pinheiro disse...

BOm Clarissa,
Para começar já escrevi isso e minha conexão fez o favor de cair na hora de publicar...farei de novo...
...primeiro dizer que os assuntos são polêmicos me lembra o Vidoni que sempre dizia quando tinha alguma discussão na sala..."Já vem polêmica de novo!" haha

BOm...agora a parte séria, começando pelo fim, é verdade que mesmo com uma provável vitória do PSDB nas eleições de 2010, alguns vícios continuarão existindo, pois já estão arraigados nas instituições brasileiras, o que é uma pena, e bem perigoso!

Acredito que passa sim pela questão de Direita e Esquerda, a Direita admite a incompetência estatal, enquanto a Esquerda aparelha o Estado, ajudando seus iguais.

Já a questão do funcionalismo público é um problema de crise moral que vivemos nos dias de hoje, onde e como começou, sinceramente não sei, isso é até objeto de estudo nas aulas de Sociologia que estou tendo na faculdade, mas garanto que uma volta aos princípios Cristãos faria muito bem ao Estado brasileiro.